
Potencialidade agrícola de Iporá ganha destaque para o
desenvolvimento de pequenos produtores rurais
A primeira edição da Agrotecnoeste - Feira de Potencialidades do Agronegócio do Oeste Goiano aconteceu na Feira Coberta de Iporá, entre os dias 19 e 21 de novembro. O evento foi promovido pelo Instituto Federal Goiano (IFGoiano) em parceria com mais de 45 instituições, entre cooperativas, associações, federações, organizações públicas, privadas e agentes de financiamento do Estado de Goiás.
Além da feira de negócios que movimentou cerca de 2 milhões de reais (1,5 milhão em financiamentos e 500 mil em aquisições de produtos e equipamentos), 32 instituições expuseram seus produtos e serviços aos produtores familiares, comerciantes, estudantes, técnicos e extensionistas rurais, além da comunidade em geral. O evento foi uma oportunidade de trocas de informações, experiências e de transferência de tecnologia com foco, principalmente, para a agricultura familiar.
Na programação da Agrotecnoeste foi oferecido, também, oficinas, palestras, sala de negócios com consultoria especializada, apresentações de resultados de pesquisas e atrações culturais. No total, foram 34 trabalhos de pesquisas, apresentados em forma de pôster, 16 palestras técnicas, 22 oficinas e 12 atrações culturais.
A Embrapa Arroz e Feijão se fez representar na Feira de Potencialidades do Agronegócio do Oeste Goiano com demonstrações de kit ordenha, apresentado pelo Núcleo Regional Centro-Oeste da Embrapa Gado de Leite e também levou aos participantes informações e publicações sobre tecnologias disponíveis ao agricultor, tanto na área da lavoura quanto da pecuária.
A agricultura de Iporá concentra grande número de pequenos produtores familiares onde, junto com seus circunvizinhos (Amorinópolis, Diorama, Israelância, Ivolância e Jaupaci), prevalece a bovinocultura de leite. Do total de 432 mil bovinos existentes nesses seis municípios, a maior parte é de produção leiteira, com 145 mil litros/dia.
Além da bovinocultura leiteira, existe também a produção, em menor escala, de arroz, milho e soja, além de mandioca, banana, côco e piscicultura. Com estas características, a agricultura de Iporá, com algumas exceções, até há pouco tempo, era considerada de subsistência e restrita a poucos produtos.
No entanto, estudos adicionais estão sendo realizados pelos professores e técnicos do IFGoiano e ações da Embrapa no sentido de gerar novas perspectivas agrícolas e incentivar a diversificação da produção, com inserção ao mercado e redução da dependência de insumos externos, contribuindo, desta forma, para a melhoria das condições de vida e renda desses produtores rurais.
Hélio Magalhães (4911 MTb/MG)
Embrapa Arroz e Feijão
arroz-e-feijao.imprensa@embrapa.br
Telefone: (62)3533-2108
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
