Controle Alternativo de Brocas da Bananeira
(Cosmopolites sordidus – Metamasius spp.)
I. CICLO DA BROCA:
Ovo: (3 a15 dias) Larva: (35 a 45 dias) Pupa: (4 a 22 dias) Adulto:(60 dias a 2 anos)
II. AMOSTRAGEM:
A – Uso de iscas: Em uma área de 1 ha, distribuir 20 iscas tipo queijo. Fazer a contagem dos insetos 7 dias após a colocação da isca. O nível de controle é de 5 adultos/iscas.
B – Corte do rizoma de plantas recém colhidas: Cortar o rizoma de 30 plantas recém colhidas, rente ao solo, para verificar se há presença de galerias no rizoma. Se houver 6 rizomas com presença de galerias, iniciar o controle.
III.CONTROLE:
A – Distribuir 01 isca do tipo telha para cada 4 plantas, colocando-a junto ao rizoma. Sete dias depois fazer a catação manual das brocas. Refazer as iscas a cada 15 dias até que o número de adultos seja inferior a 100 adultos/ha. Caso a presença de adultos seja superior a 10 adultos/iscas, fazer vistorias de rizomas, cortando-se 30 rizomas/ha, de plantas que já produziram. Tipos de iscas: preferencialmente do tipo telha. A isca deve ser confeccionada com a porção do pseudocaule mais próxima do rizoma.
B – Uso de Feromônio: Usar iscas específica para cosmopolitus sordidus. Colocar 4 armadilhas por ha. Fazer linhas de armadilhas espaçadas de 100 metros entre si. Dentro da linha, colocar uma armadilha a cada 20 metros. Mudar as linhas (20 metros) a cada mês. Trocar o Feromônio a cada 30 dias.
C – Catação manual das iscas
FONTE: Adaptado de O cultivo da banana , Cruz das Almas: EMBRAPA-CNPMF, 1997 (EMBRAPA-CNPMF. Circular Técnica,27) Adaptado: Pragas de Fruteiras de Importância Agroindustrial (EMBRAPA- SPI),1998. Antonio Lopes de Souza Engenheiro agrônomo CREA 58.943/D